Ignorante(s): palavra muito usada no sentido pejorativo, mas merece na verdade este elogio.
Ouvi com frequência esta palavra, muitas vezes se referindo a políticos de origem humilde, que muitas vezes pecam no português que poucos de verdade dominam.
Recentemente em minha cidade, uma entidade estudantil requereu uma audiência pública, e na hora que pessoas simples, ao defenderem sua opinião, cometiam gafes, o que menos ocorreu foi audiência, pois esta foi abafada por vaias durante as falas. (Após as falas até seriam, com muito esforço, toleráveis)
Sobre o tema das falas, defendo democraticamente o direito da referida entidade estudantil de ter e defender sua opinião, o que foi lastimável foi perceber que os estudantes, mesmo cursando o ensino superior, ainda não foram e não estão educados.
Honrar pai e mãe. Aquela orientação religiosa dos cristãos, entendo não se referiam só aos nossos pais e nossas mães mas também aos dos outros. Muitos destes estudantes, creio também tenham pais e avós de origem humilde, que para muitos assuntos, são também ignorantes, mas pela vida e pela luta, são como os vaiados, portadores de sabedorias que mal-educados jamais conseguirão distinguir.
A ignorância é uma benção em muitos casos, e principalmente para os pais dos vaiadores, que ignoravam a postura de seus filhos naquele momento. O debate foi muito positivo, mas esta mancha, infelizmente cobriu o branco da iniciativa.
Para mim ficou o desafio: será que esta entidade, como ator social, irá empunhar as demais bandeiras a qual foi convocada? Ou será ela apenas mais um peão na mão dos tentáculos de quem hoje está no poder?
Quem está no poder, tende a querer que as coisas não mudem, coincidentemente a posição por eles defendida!
Quem está no poder, tende a querer que as coisas não mudem, coincidentemente a posição por eles defendida!
Pensem nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário